terça-feira, 22 de março de 2011

Água...pense nisso!!!!!!!


Água: um recurso de todos

É comemorado nesta terça-feira (22) o Dia Mundial da Água.
Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem o objetivo de estimular o debate sobre a preservação desta fonte natural.
.............................................................................

Um problema de todos



Apesar de o planeta ser formado por 2/3 de água, somente cerca de 0,008% do total desse recurso é potável. Para piorar a situação, grande parte das fontes, como rios, mares e lagos, está sendo contaminada pela ação do homem. Segundo a ONU, 50% da taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação. A naturóloga Katia Leite acredita que a preservação do recurso ainda depende da conscientização individual e da soma dos esforços de cada um:

"A água é o recurso natural mais importante do mundo, afinal nossa vida é inviável sem ela. Claro que os governos podem e devem cuidar das leis e da fiscalização do uso das águas comercialmente e em processos industriais, mas quem pode efetivamente usar o recurso no dia-a-dia, com racionalidade, precaução e parcimônia, somos nós", explica.

Se você não tem condições de arcar com projetos de arquitetura para transformar o lar em um ambiente sustentável, pode adotar soluções simples de preservação. Confira abaixo algumas dicas para economizar este recurso:

Algumas dicas para economizar este recurso:


  • Hoje em dia existem válvulas de descarga que possuem dois botões: um que é utilizado para a urina e consome menos água, e outro para as fezes, que utiliza o reservatório todo da caixa.
  • Verifique a tubulação da casa, trocando os canos furados que desperdiçam grande quantidade de água.
  • Escove os dentes com a torneira fechada. "Para facilitar, encha um copo com água e use somente esta quantidade para enxaguar a boca depois da escovação", ensina Katia.
  • Essa é para as crianças: programe o horário do banho antes de alguma atividade que o pequeno goste de fazer, como lanchar ou encontrar os amigos. "O fato dele não querer se atrasar para curtir o que vem depois torna o banho mais ágil", aponta a naturóloga.
  • A água utilizada no cozimento de legumes pode ser usada para preparar outros pratos, que além de tudo ficam mais nutritivos e gostosos. Já a água utilizada na máquina de lavar pode auxiliar na limpeza da casa. Basta bom senso e cuidado.
  • Adote sistemas de coleta seletiva e reciclagem. "Se temos menos lixo, gastamos menos água nos processos de reciclagem. Se temos menos aterros, contaminamos menos o solo e os lençóis freáticos", lembra Kátia.
 
do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário